Ao cozinhar, cante e sorria, o seu estado de alma vai energizar a sua cozinha mágica. Cozinhe com amor, com um sorriso de orelha a orelha, coloque uma pitada de música e mexa o caldeirão enquanto dança. Eleve os seus encantamentos ao céu e faça da arte de cozinhar uma magia alegre de encantar.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ERVAS, ESPECIARIAS E CONDIMENTOS

Os temperos naturais (ervas, especiarias e condimentos) não podem faltar em casa! Dão um toque especial às receitas, realça o sabor dos alimentos, decora e dá aquele belo acabamento final ao prato.
Além do sabor, são sinônimos de saúde, já que são ricos em diversos nutrientes que desempenham funções importantes no nosso organismo. Quem diria que a ‘cebolinha’ pudesse impedir a formação de coágulos sanguíneos e de baixar o nível colesterol no sangue… Mas pode!
Consumir sal em excesso eleva a pressão arterial e aumenta o risco para diversas complicações. Os temperos naturais são uma alternativa ao sal, esta substituição deve ser feita para o bem de toda a família.
O ideal é consumir, no máximo, 5g de sal por dia, que equivale a uma colher rasa de chá por pessoa. O brasileiro consome o dobro da quantidade recomendada elevando o risco de hipertensão arterial.
O sal é formado por cloro e sódio, por isso também é conhecido como cloreto de sódio. O sódio, quando se encontra em excesso na circulação, é capaz de agredir as artérias. Para diluí-lo, o organismo dispara o mecanismo da sede. Mas isso não resolve o problema. Quanto mais água ingerida com a finalidade de diluir o sal, maior será o volume de líquido na corrente sanguínea. Assim, a pressão arterial irá subir e haverá uma sobrecarga ao coração. Recomenda-se ingestão de sódio, no máximo, de 2000mg por dia.
A obesidade é uma das causas para o aparecimento da hipertensão arterial: Para irrigar todo o corpo de um indivíduo obeso, o coração tem que fazer força extra. Primeiro há a aceleração dos batimentos cardíacos, que de cara já aumenta a pressão. Esse esforço extra faz com que o músculo cardíaco cresça, até chegar um momento que não conseguirá bombear o sangue adequadamente. A circulação fica prejudicada e o indivíduo começa a sentir falta de ar e fadiga.
Qual a solução? Melhorar os hábitos de vida (alimentação equilibrada e prática de atividade física regularmente) e emagrecer. Ao perder peso o coração começa a apresentar bons resultados, diminuindo a pressão.
O sódio da alimentação não está apenas no sal de cozinha, mas também está escondido em diversos produtos industrializados. Ele é utilizado para dar sabor ao alimento e/ou para aumentar a durabilidade.
Reduza o consumo de alimentos processados com alta concentração de sódio e valorize as ervas, especiarias e condimentos.
Exclua da alimentação os temperos prontos, como o caldo de carne, e tempere você mesmo a sua refeição, dosando a quantidade de sal utilizada e valorizando os temperos naturais. Os produtos alimentícios prontos para o consumo, como lasanha, hambúrguer, molhos, doces e outros, não devem ser usados no dia a dia, pois além do alto teor de sódio, são ricos em gorduras, açúcar e calorias.
Reserve os alimentos processados prontos para o consumo para ocasiões específicas, o seu coração agradece.
Veja exemplos de alimentos processados ricos em sódio:
  • 1 escumadeira de bacalhau salgado: 4860mg de sódio
  • 100g de carne seca: 943m
  • 1 pão francês: 290mg
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão: 254mg
  • 1 fatia de bacon: 239mg
A seguir exemplos de ervas, especiarias e condimentos. E dicas para a utilização na culinária:
Açafrão: Sabor e aroma delicados, e dá uma coloração amarela à receita.
Onde utilizar? Frutos do mar, aves, risotos e na tradicional paella.
Alecrim: Erva aromática com odor agradável e forte. Faz um casamento perfeito com azeite de oliva e alho.
Onde utilizar? Assados à base de carnes, peixes, pães e massas
Alho: Acrescenta sabor e aroma marcantes a muitos pratos tradicionais.
Onde utilizar? Cai bem em praticamente todas as receitas, mas cuidado com a quantidade, pois pode sobrepor-se ao sabor dos ingredientes principais.
Canela: Fornece sabor e aroma especial à preparação.
Onde utilizar? Em pau, emprega-se em doces de massa ou em calda e em sobremesas caseiras. Em pó, pode ser salpicada em doces, bananas, mingaus e outras receitas.
Cebola: Ingrediente indispensável!
Onde utilizar? É a base da maioria dos refogados e entra na preparação de milhares de receitas. Podendo ser utilizada crua, refogada, assada ou cozida. Combina com praticamente tudo.
Cebolinha: De sabor delicado e agradável, é bastante utilizada na culinária brasileira.
Onde utilizar? Em diversas receitas, podendo fazer par com a salsinha ou o coentro.
Cheiro verde: É uma mistura de cebolinha com salsinha.
Onde utilizar? Em refogados, ensopados e assados em geral.
Coentro: As suas folhas são aromáticas e as sementes saborosas.
Onde utilizar? As folhas em peixes e moquecas, as sementes (em grãos ou pó) em assados de carne de porco, picles e pães salgados. Também é utilizado em cozinhas mais exóticas, como a tailandesa e a mexicana.
Manjericão: Bastante aromático, tornando a receita ainda mais atrativa.
Onde utilizar? Molhos de tomate, no tradicional pesto genovês, saladas, cremes, pastas, tortas, cai muito bem nas massas.
Manjerona: Esta apresenta sabor e aroma mais delicados.
Onde utilizar? Molhos de tomate e em assados de carne de porco.
Noz – moscada: É uma noz aromática.
Onde utilizar? Sopas, molhos, recheios de carne e frango, aves e carnes ensopadas ou assadas.
Orégano: Tem aroma forte, podendo ser usado fresco e seco.
Onde utilizar? Típico da culinária italiana, nas massas e pizzas, é o melhor para temperar pratos com tomate.

FONTES:
Guia de nutrição. Ed. Abril, 2010.
A dieta do coração. Ed. Abril, 2010.
Dona Benta Comer Bem. Companhia Editora Nacional, 2004.
Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário