Ao cozinhar, cante e sorria, o seu estado de alma vai energizar a sua cozinha mágica. Cozinhe com amor, com um sorriso de orelha a orelha, coloque uma pitada de música e mexa o caldeirão enquanto dança. Eleve os seus encantamentos ao céu e faça da arte de cozinhar uma magia alegre de encantar.

terça-feira, 10 de julho de 2012

AS ERVAS


Ervas medicinais.

A simplicidade pode curar muitos males e surpreender...
No mundo atual precisamos urgentemente de uma volta a simplicidade, pois nesse retorno encontraremos a origem para todos os males.

As ervas...
 
Atrás desse nome está a forma de tratamento mais natural e simples.
 Essa idéia vem desde os tempos mais remotos, pois a cura pelas ervas medicinais é divulgada em todo o mundo e atualmente até o governo brasileiro tem incentivado a utilização dos produtos naturais.
A eficiência das ervas é comprovada por todos os cientistas, de modo que a maioria dos remédios são fabricados a partir do que é oferecido pela natureza, desde quando o homem percebeu que os animais comiam plantas, para se curar, cicatrizar ou aliviar, pois a doença desaparece quando essa mesma planta convida o indivíduo a reintegrar-se na harmonia do todo através das leis naturais .
Esses conhecimentos práticos adquiridos no dia a dia foram transmitidos de geração a geração e é a base de toda a medicina, desde os primórdios até os dias atuais. Para que você possa viver com mais equilíbrio e harmonia e cuidar melhor da família, veja aqui algumas opções de tratamentos alternativos.

As ervas e especiarias utilizadas como alimentos no nosso dia a dia, além de garantir sabores diferenciados, conferem funções importantes ao metabolismo graças às suas propriedades medicinais e aplicações na cura de doenças.

Add caption

O poder das plantas medicinais
Ervas medicinais e suas propriedades na saúde

-Açafrão (Crocus sativus L.) - Erva de aroma apimentado, quente e de fragrância suave, pertence à família do gengibre e pode ser utilizado como corante e tempero. Sua raiz, de ação diurética e digestiva, contém curcuminóides, parente próximo dos polifenóis (substâncias encontradas na uva, chocolate e chá verde). Ou seja, a especiaria também pode ser considerada uma fonte de antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares. .
- Manjericão (Ocimum basilicum) - Usado principalmente como tempero em molhos e ensopados; a folha dessa erva é rica em vitamina A, C K e ferro, e fonte de cálcio, magnésio, potássio e fibras. Tem ação antisséptica, anti-inflamatória e desintoxicante, alivia os sintomas de gripe, resfriados, cólicas, náuseas, prisão de ventre e mau hálito.
- Hortelã (Mentha piperita L.) - Pode ser utilizada como tempero em algumas preparações ou em chás e sucos. Rica em flavonóides (rutina e luteolina) confere ação anti-inflamatória da mucosa intestinal, além de aumentar a produção e secreção biliar, facilitando a digestão de gorduras.
- Alecrim (Rosmarinus officinalis) - Erva de sabor muito aromático, combina bem com batata, carne de frango, porco e peixe, em sopas e molhos. Tem efeito diurético (combate a retenção de líquidos e elimina toxinas) e é estimulante contra o cansaço mental.
- Gengibre (Zingiber officinale) - Picante a aromático, adiciona sabor especial aos salteados e pratos à base de frutas e vegetais. Rico em potássio, magnésio, cobre e vitamina B6, é excelente no alívio da dor de cabeça e dos sintomas da tensão pré-menstrual.
- Canela (Cinnamonum verum) - Auxilia o controle da glicemia (nível de açúcar no sangue) em diabéticos ou em indivíduos com resistência à ...insulina, que possuem maior risco de se tornarem diabéticos. Uma ideia seria adicionar a canela em pratos com alto teor de carboidratos, pois a canela diminui o tempo de esvaziamento gástrico, bem como da glicemia após ingestão de uma refeição. Metade de uma colher de chá de canela por dia diminui em 20% o nível de açúcar e em torno de 8% o de colesterol no sangue. Até o perfume da canela proporciona benefícios: estimula o apetite e melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimulando a atenção, a memória e a agilidade visual e motora.
- Coentro (Coriandrum sativum) - Utiliza-se tanto as folhas como as sementes inteiras ou moídas. Erva rica em fibras e antioxidantes, previne as doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.
- Pimenta preta (Piper nigrum) - A mais saborosa de todos os tipos de pimenta encontra-se disponível com grãos inteiros, partidos ou moídos e pode ser usada em qualquer tipo de preparação. A substância química responsável pelo seu caráter ardido é a piperina, cuja ingestão melhora a digestão e estimula as secreções do estômago, além de favorecer a cicatrização de feridas.


Como armazenar as ervas

A procedência e o armazenamento adequado de ervas e especiarias são fundamentais para que o tratamento com esses temperos seja seguro e proporcione o efeito terapêutico desejado. Os locais seguros de compra são as lojas de produtos naturais e os herbanários, que comercializam as ervas com rotulação industrializada e seguem as normas de cultivo, colheita, embalagem, processamento, transporte e conservação.
As ervas medicinais secas devem ser armazenadas em vidros escuros bem vedados já que a luz e a umidade podem desencadear a destruição de seus princípios ativos.
Para aproveitar todos os benefícios, introduza as ervas e especiarias no dia a dia para uma alimentação e um estilo de vida mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário